Este Blog é um espaço dedicado à divulgação de textos que refletem sobre a política econômica do país, com seus impactos sobre o direito. Existem duas correntes dentro do Direito Político e Econômico; "A Cidadania Modelando o Estado" e "Os limites jurídicos do Poder Econômico".

domingo, julho 05, 2009

O PODER

Breve estudo sobre o Poder em MICHEL FOUCAULT.

Elementos do texto de Roberto Machado

“...aumentar a utilidade econômica e diminuir os inconvenientes, os perigos políticos; aumentar a força econômica e diminuir a força política.” (p. XVI, FOUCAULT, Michel, Microfísica do Poder, GRAAL, 22ª Ed. São Paulo: 2006.)

O poder tem dois aspectos, o negativo e o positivo (criador).

“ O poder não é um objeto natural, uma coisa; é uma prática social e, como tal, constituída historicamente.” (p. X, FOUCAULT, Michel, Microfísica do Poder, GRAAL, 22ª Ed. São Paulo: 2006.)

“O que significa dizer que o poder é algo que se exerce, que se efetua, que funciona.” “...funciona como uma ... máquina social que...se dissemina por toda a estrutura social” (p. XIV, FOUCAULT, Michel, Microfísica do Poder, GRAAL, 22ª Ed. São Paulo: 2006.)

“Ele (o poder) se exerce, se disputa.” “...nessa disputa ou se ganha ou se perde.” (p. XIV e XV, FOUCAULT, Michel, Microfísica do Poder, GRAAL, 22ª Ed. São Paulo: 2006.)

“Mas a relação ainda é mais intrínseca: é o saber enquanto tal que se encontra dotado estruturalmente, institucionalmente, de determinado poder.” (p. XXII, FOUCAULT, Michel, Microfísica do Poder, GRAAL, 22ª Ed. São Paulo: 2006.)

APONTAMENTOS RELACIONADOS AO PODER DE UTILIDADE PARA COMPREENDER O POLÍTICO E O ECONÔMICO.
João Paulo Pellegrini Saker