Este Blog é um espaço dedicado à divulgação de textos que refletem sobre a política econômica do país, com seus impactos sobre o direito. Existem duas correntes dentro do Direito Político e Econômico; "A Cidadania Modelando o Estado" e "Os limites jurídicos do Poder Econômico".

domingo, dezembro 14, 2008

Royalties, Mossoró e o poder econômico.

Mossoró é a cidade interiorana mais importante do Estado do Rio Grande do Norte. Situada na maior bacia petrolífera terrestre do Brasil, pode-se observar muito bem como o poder econômico se comparta na república tupiniquim.
A administração pública municipal coronelista de Mossoró aplica muito bem as técnicas Romanas de Império decadente, para desvio da atenção de uma população em sua maioria quase analfabeta ou quando muito míope. Salvo raríssimas exceções, muito bem preparadas e omissas por questões mais que óbvias.
Pão e circo!
Na semana passada, a Câmara Municipal de Mossoró vetou o projeto de lei que conferiria maior visibilidade na aplicação dos Royalties recebidos em Mossoró pagos pela Petrobrás. O que se observa aqui é exatamente o conceito Weberiano de patrimonialismo. A coisa pública servindo aos interesses coronelistas.
Desculpem-me os queridos cidadãos mossoroenses por criticar o modo com que o poder se manifesta em sua cidade, mas verdade seja dita, Mossoró é um prato cheio para cientistas sociais que buscam entender o poder e suas vertentes no Brasil.