Este Blog é um espaço dedicado à divulgação de textos que refletem sobre a política econômica do país, com seus impactos sobre o direito. Existem duas correntes dentro do Direito Político e Econômico; "A Cidadania Modelando o Estado" e "Os limites jurídicos do Poder Econômico".

sábado, agosto 02, 2008

“O pensar Humano”

As vertentes do pensamento humano dividem-se em duas correntes. Na primeira, o Mundo é o que é, não podendo ser resumido e compreendido em sua totalidade; simplesmente constatado. Nesta corrente, todos são inimigos uns dos outros, o que impera é o individualismo. Este é o resumo de 60% do pensamento humano.
Remando contra a corrente, podemos ver o Mundo como um local aonde todos são amigos de todos. Geralmente, este entendimento mostra uma visão “dirigista”, e ainda, capaz de ver a totalidade e indicar a solução para os problemas.
Na política, podemos obter maior êxito com a aplicação das duas correntes de forma simultânea. Depende muito do grau de desenvolvimento dos clientes que se almeja alcançar. Um bom roteiro é Max Weber em “Economia e Sociedade”.