Este Blog é um espaço dedicado à divulgação de textos que refletem sobre a política econômica do país, com seus impactos sobre o direito. Existem duas correntes dentro do Direito Político e Econômico; "A Cidadania Modelando o Estado" e "Os limites jurídicos do Poder Econômico".

domingo, novembro 18, 2007

Saneamento e Desenvolvimento (breve apontamento)


O desenvolvimento no setor de saneamento básico, deve ser aferido no quesito intra-estrutura, como a disponibilidade para todos dos serviços de distribuição de água potável, coleta e tratamento do esgoto, planejamento urbano quanto à disposição de águas pluviais e, finalmente, a correta utilização/manejo do lixo.
Lembramos as palavras da Drª Sueli Gandolfi Dallari: "não adianta nada possuir infra-estrutura, sem a cultura da limpeza das caixas d'água, ou seja, o saneamento desenvolvido depende de 1/3 da infra-estrutura e 2/3 do elemento cultural."
Assim, em tempos de epidemia de dengue, não adianta lei, propaganda, dinheiro ou infra-estrutura, o que resolve é a atitude cívica, culturalmente correta e consciente de cada um.